Com o Ginásio Jones Minosso lotado, evento celebrou a diversidade da dança e premiou bailarinos lageanos entre os melhores do Estado
Uma verdadeira celebração da arte e da cultura movimentou Lages entre os dias 2 e 4 de outubro, com a realização do 2º Festival Catarinense de Dança, no Ginásio Municipal de Esportes Jones Minosso. O evento foi marcado por apresentações emocionantes, grande diversidade de estilos e uma final memorável que reuniu centenas de bailarinos de todas as regiões do Estado, com destaque especial para os talentos da Escola Municipal de Artes Elionir Camargo Martins, da Fundação Cultural de Lages (FCL).
A instituição lageana foi um dos grandes destaques da competição, conquistando diversas premiações ao longo dos três dias de evento. A coreografia "Osiris", assinada por Bruna Osório, conquistou o 1º lugar na categoria Estilo Livre. Já "San Andreas", também coreografada por Bruna Osório, garantiu o 2º lugar nas Danças Urbanas, além de um 3º lugar na grande final, coroando uma performance sólida e elogiada pelo júri.
Outras coreografias premiadas da Escola incluem:
"Fast and Furious" - Bruna Osório (2º lugar)
"Confeiteiras" - Maria Eduarda Rafaeli (3º lugar)
"Olha o Sorvete" - Areta Campos (2º lugar)
"Sou do Sul" - Areta Campos (3º lugar)
Estas conquistas reforçam o talento das coreógrafas e o alto nível técnico e artístico da Escola Municipal de Artes Elionir Camargo Martins, coroando uma performance consistente e reverenciada pelo júri especializado. "A premiação da nossa Escola mostra o resgate que está sendo feito na cultura do município. Passamos por um processo de reestruturação e obras para dar mais qualidade de trabalho aos nossos alunos e professores, e estas mudanças já estão surtindo efeito", afirma a superintendente da Fundação Cultural de Lages (FCL), Carla Zonatto.
Diversidade e qualidade marcam o Festival
O Festival de Santa Catarina contou com apresentações nas mais diversas modalidades, como Ballet Clássico de Repertório, Dança Contemporânea, Jazz, Danças Urbanas, Danças Populares e Estilo Livre. Todas foram avaliadas com base em critérios técnicos, artísticos e de composição, em uma análise criteriosa realizada por um time de jurados renomados nacionalmente.
Entre os nomes que integraram o júri estavam Gladstone Navarro, fundador do Grupo Cultura do Guetto e premiado coreógrafo; Jhean Allex, com 30 anos de carreira em dança e atuação em companhias renomadas; e Renata Bardazzi, bailarina do Balé da Cidade de São Paulo, com experiência internacional e atuação em grandes companhias brasileiras.
Premiação consagra talentos
Na noite deste sábado (4 de outubro), o Festival chegou ao seu ponto alto com o anúncio dos grandes vencedores. O prêmio de Melhor Coreografia e Melhor Trabalho Sênior ficou com "Buchido - o Caminho do Guerreiro", do Grupo Andreia Mendes. O Grupo também levou o título de Escola Destaque, com uma premiação de R$ 20 mil. Já o Melhor Bailarino foi Wagner Barros, do Grupo Triunfo, com a apresentação "Onde as Palavras não Chegam", que também venceu como Melhor Trabalho Avançado.
Outros destaques da final incluem:
Bailarino Revelação: Thauan Rocha - Estúdio de Dança Micaella Martins
Melhor Coreógrafo: Matheus Mendes - Grupo Andreia Mendes
Melhor Trabalho Infantil e Júnior: Grupo DV
Melhor Trabalho Sênior: Grupo Andreia Mendes
Melhor Trabalho Avançado: Grupo Triunfo
Lages: Palco e protagonista
A cidade de Lages não foi apenas sede, mas também protagonista do 2º Festival Catarinense de Dança. Além da Escola Municipal de Artes Elionir Camargo Martins, outras instituições locais também brilharam, como o Estúdio de Dança Daniela Rodrigues, com o duo "Foi sem Querer Querendo", e o Grupo Lylla Crew Centro de Danças, com a coreografia "Beetlejuice", ambos premiados em 3º lugar nas Danças Urbanas.
A prefeita de Lages, Carmen Zanotto, celebra a grandiosidade do evento e se colocou à disposição para receber as próximas edições. "Ver as expressões de crianças, jovens e adultos utilizando este palco com seus coreógrafos é uma experiência ímpar. Lages está pronta para receber a terceira edição do Festival", comemora.
Realização e apoio
O 2º Festival Catarinense de Dança é uma realização do Instituto Phoenix, por intermédio Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo de Santa Catarina, com aprovação da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). O evento contou com o apoio da Prefeitura de Lages e foi um verdadeiro sucesso de público e organização.
Com arquibancadas lotadas e emoções à flor da pele, o Festival reafirma a força da dança como expressão artística, educativa e social. Lages, mais uma vez, mostrou que é terra de talento, arte e cultura.
Texto: Rafael Araldi
Fotos: Diogo Schimitz e Fábio Pavan
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!